Prefeitura do Rio lança piloto de agendamento para o CADÚnico Rio

Publicado em 09/05/2023 - 19:06  |  Atualizado em 21/07/2023 - 15:51
Evento: Lançamento CadRio / Fotografia - Comunicação SMAS

Novo sistema de agendamento eletrônico para o Cadastro Único reduzirá filas nos pontos de atendimento.

A Prefeitura do Rio deu início hoje, 09/05, ao piloto do CadÚnico Rio, novo sistema de agendamento do Cadastro Único para que os usuários da Assistência Social do Município sejam atendidos com mais qualidade e sem enfrentar filas. O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e a Secretaria Municipal de Transformação Digital e Integridade Pública (SMTDI), que idealizaram e implementaram a nova plataforma. O Subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, também compareceu ao evento, que contou com a presença de representantes das Secretarias. A Subprefeitura da Grande Tijuca também é parceira no projeto.

O local escolhido para iniciar a modalidade foi a Rocinha, devido a alta demanda e complexidade. Outras nove centrais serão inauguradas nas próximas semanas.

2° Coordenadoria de Assistência Social

O piloto de agendamento do CadÚnico Rio será implementado inicialmente nas regiões Zona Sul e Grande Tijuca, áreas atendidas pela 2° Coordenadoria de Assistência Social. Após a fase de teste da plataforma, desenvolvida pela Central 1746, o sistema irá gradativamente para outras regiões da cidade e será necessário agendar o atendimento.

Para os cidadãos das regiões de teste, a partir de hoje é possível agendar seu atendimento no CadÚnico. Até a semana passada, não era possível agendar hora nem local para se cadastrar ou fazer atualizações no sistema. Era necessário reunir toda a documentação em papel e ir pessoalmente, no horário de 8h às 17h, até um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

O atendimento para a nova modalidade vai começar no próximo 16.

Adilson Pires,                 Secretário Municipal de     Assistência Social do Rio.

“É um momento importante para muitos cariocas que dependem de um programa como o Bolsa Família. A Prefeitura do Rio, a partir do prefeito Eduardo Paes, garante agilidade e dignidade na vida do cidadão, ampliando o atendimento e zerando a fila, uma iniciativa que visa utilizar os recursos públicos de forma que possamos alcançar um desempenho mais eficaz e nos comprometer cada vez mais com a “Integridade Pública”, ressalta Adilson Pires, Secretário Municipal de Assistência Social do Rio.”

Agora, os usuários da Assistência Social poderão agendar o seu atendimento, escolher o local para ser atendido, assim como data e hora. É importante ressaltar que o CadÚnico é exclusivo para agendamento de regularização do Cadastro Único. Os demais serviços seguirão como antes. Para agendar sua hora no CadÚnico, os usuários da Assistência Social devem acessar o site cadunico.rio, ou por telefone e whatsapp, através da Central 1746.

“O serviço de agendamento on-line representa uma economia de tempo para o cidadão e uma maior agilidade na prestação do serviço. O usuário passa a poder organizar seu tempo com a certeza de que será recebido nos pontos de atendimento no horário marcado e no local desejado. Vamos ganhar eficiência no atendimento e reduzir filas. Já recebemos, só agora de manhã, cerca de 300 chamados, o que mostra que a população está entendendo rápido o funcionamento do novo sistema. Estamos preparados para o volume de demandas destas regiões e estamos estruturados para conseguir atender a todos. O nosso objetivo, na Secretaria de Transformação Digital, acima de tudo, é facilitar a vida das pessoas, evitar filas, e buscar soluções para que, lá na ponta, a vida do carioca seja melhorada. É o início de uma longa parceria com SMAS. Vem muito mais por aí”, diz Tony Chalita, Secretário Municipal de Transformação Digital e Integridade Pública, órgão  responsável pela implementação do novo sistema.

Flavio Valle , Tony Chalita, Adilson Pires.

Para o Subprefeito da Grande Tijuca, Felipe Quintans, “é muito importante essa integração da Secretaria Municipal de Assistência Social com a Secretaria de Transformação Digital. Isso vai trazer a rapidez deste serviço para a população tijucana.”

O Cadastro Único é um instrumento de coleta de informações, para realizar a identificação e a caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. Podem fazer o
cadastro famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa. O responsável familiar deve ter idade a partir de 16 anos.

“Queria destacar a importância da tecnologia para transformar a vida das pessoas. O 1746 agora vai atuar agilizando os atendimentos sem que as pessoas precisem enfrentar filas. Ontem a tecnologia nos ajudou a identificar um vândalo que pichou nosso patrimônio em Copacabana, hoje ela nos ajuda a acabar com filas do CadÚnico. O projeto que começa pela Zona Sul e grande Tijuca, em breve estará beneficiando a todos os cariocas de todas as regiões da cidade”, disse Flavio Valle , Subprefeito da Zona Sul.

A meta da Secretaria Municipal de Assistência Social é zerar a fila para o serviço. Por isso, nos próximos dias as demais Coordenadorias de Assistência Social irão iniciar o agendamento pelo 1746. O calendário seguirá uma ordem de implementação a ser divulgada.