Irajá recebe nova Central de Atendimento para o CADRio

• Irajá recebe nova Central de Atendimento para o CADRio
Publicado em 01/12/2023 - 11:14  |  Atualizado

Prefeitura do Rio vem implementando o sistema de agendamento em toda a cidade para acabar com as filas

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e em parceria com a Secretaria da Casa Civil, inaugurou na quinta-feira (30/11), a nova Central de Atendimento do CADRio, ​​em Irajá, Zona Norte do Rio. O projeto conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

– Inauguramos, no Largo do Bicão, a Central do CADRio de Irajá, que vai atender toda essa grande região. A Central é o espaço que o cidadão, através do 1746 ou pelo site cadunico.rio, pode procurar a Prefeitura para se cadastrar ou se recadastrar para programas sociais, como o Bolsa Família. Estamos acabando com a fila no Rio de Janeiro. Nenhum cidadão carioca vai precisar enfrentar fila para ter o seu direito confirmado da Central do CADRio – disse o secretário de Assistência Social, Adilson Pires, durante a inauguração.

Com a implementação da Central do CADRio, o agendamento para a região da 6ª Coordenadoria de Assistência Social passa a ser feito pelo site cadunico.rio, garantindo conforto, praticidade e agilidade no atendimento. O serviço já está em funcionamento na Rocinha (Zona Sul), na Grande Tijuca, Madureira (Zona Norte), Santa Cruz e Bangu (Zona Oeste), Grande Méier (NorteShopping), Barra/Jacarepaguá e Campo Grande (Zona Oeste) e na Penha (Zona Norte).

– Estamos no território da 6ª Coordenadoria, que engloba 12 bairros com índice de desenvolvimento humano e índice de desenvolvimento social muito baixos. Diariamente, amanhecemos com grandes filas, principalmente, no Cras Francisco Sales Mesquita, na Pavuna. Com a inauguração do CADRio, nesse território, significa que vamos diminuir as filas e fazer um atendimento qualificado e inovador – explicou a Coordenadora da 6ª Coordenadoria de Assistência Social, Claudia de Paiva de Castro.

O Cadastro Único é um instrumento de coleta de informações, para realizar a identificação e a caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. Podem fazer o cadastro famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa. O responsável familiar deve ter idade a partir de 16 anos.

Os bairros de abrangência nesta etapa são: Pavuna, Costa Barros, Anchieta (parte), Irajá, Colégio, Vista Alegre, Vila da Penha, Vila Kosmos, Vicente de Carvalho, Parque Columbia, Acari e Barros Filho.