Centro recebe nova Central de Atendimento para o CADRio

• Centro recebe nova Central de Atendimento para o CADRio
Publicado em 05/12/2023 - 16:23  |  Atualizado

É a 10ª Central de Atendimento inaugurada na cidade em 2023. Prefeitura do Rio vem implementando o sistema de agendamento para acabar com as filas.

A Prefeitura do Rio inaugurou a 10ª Central de Atendimento do CADRio, no Centro. A ação é resultado de uma parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) com a Casa Civil, através da Subsecretaria de Transformação Digital. As pastas idealizaram e implementaram a nova plataforma.

O projeto conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O secretário municipal de Assistência Social, Adilson Pires, enalteceu a importância da inauguração das 10 Centrais em 2023.

– De fato, neste ano de 2023, esse era um desafio para a nossa Secretaria de Assistência Social. E entregamos para a cidade. Com a 10ª Central, acabamos com as filas no Rio de Janeiro para fazer o cadastramento e recadastramento – explicou Adilson Pires, durante a inauguração do equipamento.

A estimativa é que até o término do ano, com todas as 10 centrais operando plenamente, o CADRio chegue a um total de pelo menos 161 mil agendamentos realizados por meio do sistema. Desde a primeira inauguração, em 16/5/2023 até o dia 22/11/2023, foram realizados 124.965 agendamentos que se converteram em 96.142 atendimentos para a população carioca.

– Com essa inauguração fechamos um ciclo. Todas as áreas da cidade passam a contar com unidades onde o atendimento poderá ser agendado antecipadamente pelo endereço cadunico.rio, dando conforto e cidadania para o cidadão. O papel da Transformação Digital é justamente colocar a tecnologia da melhor forma para facilitar a vida de cada carioca – disse Fernando Ivo Cavalcante, subsecretário de Transformação Digital.

Até o dia 15 deste mês serão disponibilizadas mais 24.780 vagas (sendo 21.600 nas Centrais CADRio), para a população se agendar e fazer sua atualização cadastral ou cadastro novo, no local ou onde mais lhe for conveniente. A SMAS fazia uma média de 58.189 ações no Cadastro Único (cadastro novo e atualização). Com a abertura das 10 centrais e os atendimentos sendo realizados através de CADRio Agendamento, serão oferecidas 76.400 vagas, com crescimento de 31% para atendimento à população.

Com a implementação da Central do CADRio, o agendamento para a região da 1ª Coordenadoria de Assistência Social passa a ser feito pelo site cadunico.rio, garantindo conforto, praticidade e agilidade no atendimento. O serviço já está em funcionamento na Rocinha (Zona Sul), Madureira (Zona Norte), Santa Cruz e Bangu (Zona Oeste), Grande Méier (NorteShopping), Barra/Jacarepaguá e Campo Grande (Zona Oeste), Penha e Irajá (Zona Norte).

– Finalizamos a décima inauguração do CADRio e estamos trazendo para cidade do Rio de Janeiro, para cada território, uma central. Completamos  e realizamos um grande sonho da Secretaria Municipal de Assistência Social, que é trazer dignidade e respeito à população e aos seus profissionais. A partir desta segunda-feira (4/12), vamos zerar as filas de cadastro único no Rio. Não teremos mais famílias dormindo nas filas. Todo mundo que quiser fazer o cadastro único poderá agendar através do 1746 ou pelo site cadunico.rio. Entregamos um projeto super audacioso – explicou Jeanine Lopes, coordenadora de Programas de Transferência de Renda.

O Cadastro Único é um instrumento de coleta de informações, para realizar a identificação e a caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. Podem fazer o cadastro famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa. O responsável familiar deve ter idade a partir de 16 anos.

– O mês de dezembro trouxe de presente ao Centro do Rio a nossa tão esperada Central de Cadastro único. Não haveria lugar melhor para celebração do fim das filas no CRAS. O CADRio é um importante marco da gestão do nosso secretário Adilson Pires para a Cidade do Rio de Janeiro e servirá como inspiração para outros municípios em todo país – finalizou a coordenadora da 1ª Coordenadoria de Assistência Social, Evelyn Serra Parente.

Os bairros de abrangência nesta etapa são: Benfica, Caju, Centro, Cidade Nova, Estácio, Gamboa, Mangueira, Paquetá, Rio Comprido, Santa Teresa, Santo Cristo, São Cristóvão, Saúde, Vasco da Gama e Triagem.