CAPACITAÇÃO DAS CONSELHEIRAS E CONSELHEIROS TUTELARES – GESTÃO 2024-2027

• CAPACITAÇÃO DAS CONSELHEIRAS E CONSELHEIROS TUTELARES – GESTÃO 2024-2027
Publicado em 06/11/2023 - 12:09  |  Atualizado

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA-Rio, através da Comissão Eleitoral, informa que iniciará a Capacitação Introdutória para Conselheiros Tutelares, 4ª Etapa do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares da Cidade do Rio de Janeiro, mandato 2024-2027, nos dias 7, 9, 14, 16, 21 e 23 de novembro, no Conselho Regional de Contabilidade.

A capacitação será organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social através da Gerência de Desenvolvimento e Educação Permanente – GDEP, órgão responsável pela capacitação da SMAS em parceria com CMDCA. Ressaltamos que os conteúdos da capacitação serão ministrados por profissionais do Sistema de Garantia de Direitos: Poder Judiciário (Ministério Público e Defensoria Pública), Professores de Universidades (UFRJ e PUC), UNICEF, Profissionais das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, CMDCA-Rio, além de Profissionais da Sociedade Civil.

A parte teórica apresentará conteúdos relacionados ao cotidiano de trabalho das conselheiras e conselheiros tutelares, de forma a garantir um conhecimento geral sobre os seguintes temas, com foco no atendimento de crianças e adolescentes:

• Infância, família e convivência familiar e comunitária.
  • Vulnerabilidade, risco social, violência e violação de direitos.
  • Marcos legais e legislações específicas dos conselhos tutelares.
  • Sistema de Garantia de Direitos.
  • Estrutura, atribuições e parâmetros de funcionamento dos conselhos tutelares.
  • Aspectos éticos do trabalho nos conselhos tutelares.
  • Atuação estratégica dos conselhos tutelares, com foco na relação CMDCA- CT.
  • Políticas públicas de assistência social, educação, saúde e direitos humanos.

A metodologia contemplará exposição dos temas, debates, apresentação de vídeos e dinâmicas. É importante sinalizar, que esta é uma das etapas obrigatórias do Processo de Escolha dos Conselho Tutelares e portanto eliminatória.

Para mais informações, acesse o Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, do dia 27 de outubro, páginas 172 e 173, e disponibilizado no site do http://www.cmdcario.com.br .