• ASSISTÊNCIA SOCIAL LANÇA O PROJETO TÔ DE BOA PARA JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Publicado em 27/12/2022 - 11:20  |  Atualizado
Crédito: Bruno Moura

O piloto será implementado nas comunidades do Chapadão e Pedreira e vai atender 200 garotas e garotos com idade entre 14 e 18 anos

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), lançou nesta segunda-feira (19/12) o projeto ‘Tô de Boa’. A iniciativa, inédita no país, oferece a 200 jovens das comunidades do Chapadão e da Pedreira, entre os bairros da Pavuna e de Costa Barros, na Zona Norte, com idade entre 14 e 18 anos, oficinas temáticas formativas com auxílio financeiro de R$ 500 mensais. O projeto visa oferecer condições que contribuam para a redução dos fatores de risco associados à violência urbana e à criminalidade.

Os jovens foram escolhidos pela 6ª Coordenadoria de Assistência Social, que atende suas famílias nos CRAS, de acordo com os seguintes critérios: situação de vulnerabilidade, risco social ou que estejam cumprindo alguma medida socioeducativa. Essa região recebe o projeto-piloto por ser um território de baixo Índice de Desenvolvimento Social (IDS) e com alta taxa de violência urbana. A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) são parceiros do projeto.

– O Tô de Boa foi uma construção coletiva, primeiro escutando os jovens, eles dizendo o que querem, quais são seus sonhos, porque sem isso não conseguimos realizar um projeto que garanta autonomia. É um projeto intersetorial: sem a saúde, a educação, a cultura, o esporte, não teríamos um projeto que de fato traga cidadania para os jovens – explicou Maria Domingas Pucú, secretária municipal de Assistência Social, informando que esse projeto-piloto terá duração de dez meses.

Assim como centenas de garotas e garotos, três amigos estavam no lançamento do ´Tô de Boa`: eles têm 14, 15 e 16 anos. O primeiro disse que está animado para abrir ´portas futuras´ a partir dos cursos que fizer a partir de agora. O segundo, tem muitos sonhos: “já sonhei ser advogado, ser empresário, ser jogador, e continuo sonhando ser advogado”. Ele incentiva todos a nunca desistir e espera que o ´Tô de Boa` ajude seu caminho. Assim como o terceiro amigo, que quer ser veterinário e até trabalha num pet shop. “Amo animais, em casa tenho coelho, cachorro, calopsita e gato”. Ao todo, eles têm nove irmãos e precisam manter o anonimato. Um deles mora com a avó, outro nunca mais viu o pai. Mas não deixam de sonhar.

– Esse projeto é tecnicamente brilhante, a Prefeitura do Rio foi precisa. Se funcionar poderá ser expandido para todo o país, para lidar com a questão da vulnerabilidade social – afirmou o coordenador geral de Investimentos, Projetos, Monitoramento e Avaliação da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Gustavo Camilo Baptista, também representando o PNUD.

Os temas das oficinas temáticas formativas foram divididos em eixos. No Esportivo, terá oficinas de muay thai, capoeira, futebol e futsal. O eixo Arte e Cultura contemplará as opções de produção musical, audiovisual e expressão corporal, e no Mundo do Trabalho, haverá as alternativas de barbearia, elétrica e manutenção de celular. Os temas das oficinas foram escolhidos pelos próprios jovens, por meio de uma enquete promovida pela SMAS nas comunidades. Os inscritos no projeto receberão ainda um cartão bancário nominal, onde poderão sacar todo mês o valor do auxílio. As aulas acontecerão quatro vezes por semana.

Texto: ascom SMAS