• ASSISTÊNCIA SOCIAL E CMDCA LANÇAM CAMPANHA DE PROTEÇÃO À CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENSAIO TÉCNICO DO CARNAVAL
Publicado em 01/02/2023 - 12:11  |  Atualizado

Profissionais da SMAS estenderão faixa da campanha, de 10 metros, na Marquês de Sapucaí

Neste sábado, 21/01, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) lançarão, no ensaio técnico do carnaval 2023, no Sambódromo, a campanha anual de prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e, também, ao trabalho infantil. Uma faixa de dez metros será estendida na avenida por profissionais da SMAS, durante o desfile da Unidos de Bangu. Material de conscientização será distribuído aos foliões até o fim do carnaval.

Equipes da SMAS já estão atuando no Sambódromo desde o início da temporada regular dos ensaios técnicos das escolas de samba 2023, no último fim de semana. O objetivo é o de identificar situações de vulnerabilidade social em toda a área do evento, articular encaminhamentos e promover abordagem social no entorno do Sambódromo.

Os profissionais estão organizados em três frentes: uma tenda no setor 1, uma no setor 2 e uma  equipe itinerante. Os técnicos das tendas têm como foco a abordagem de pais com crianças para conscientização, orientação e identificação na entrada do evento, além de divulgar a campanha. Nas duas tendas, são disponibilizadas pulseiras com o nome da criança, telefone, nome do responsável e endereço e afixada no punho da criança. O preenchimento dos dados é realizado pelos profissionais da SMAS. Além disso, as equipes vão orientar sobre os cuidados com as crianças no evento, como, por exemplo, não deixá-las sozinhas, não permitir que subam em carros alegóricos, o cuidado com os cabos elétricos, na avenida, etc.

“Este ano, os pais estão indo voluntariamente até as nossas tendas para fazer o registro e utilizar as pulseiras nos filhos. Somente neste final de semana, 198 crianças foram identificadas. Isso é muito bacana, porque já vemos que há uma conscientização sobre a  importância desse cuidado. Nossos profissionais também estão distribuindo material informativo. A sensibilização, a campanha e todas as ações não vão parar até o fim do carnaval”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Maria Domingas Pucú.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é em 18 de maio. A campanha da SMAS em parceria com a CMDCA nos Ensaios Técnicos e também no Carnaval 2023, é uma prévia da celebração dessa luta, já que nos dias de folia aumenta em cerca de 20% o número de denúncias de crimes sexuais contra crianças e adolescentes através do Disque 100.

Texto: ascom SMAS