• Cineastas mirins desfilam na Sapucaí contra a exploração sexual de crianças e adolescentes
Publicado em 24/04/2022 - 22:39  |  Atualizado em 12/05/2022 - 17:11
Campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes - Thiago Lara / Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio) promoveram no Sambódromo, neste domingo (24/04), um desfile inédito: acolhidos da Unidade de Reinserção Social Paulo Freire, de 13 a 17 anos, estrearam na passarela do carnaval com camisas da campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, empunhando faixas de dez metros. Nos primeiros quatro dias de carnaval, equipes da secretaria e do conselho distribuíram 4.766 folders e ventarolas de conscientização sobre essa luta.

Durante a folia aumenta em cerca de 20% o número de denúncias de crimes sexuais contra crianças e adolescentes por meio do Disque 100. De acordo com estudos feitos pelo CMDCA-Rio, baseado em dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Estado do Rio a taxa de vitimização (índice das tentativas e dos atos consumados) por estupro ou estupro de vulnerável de crianças e adolescentes de zero a 19 anos foi de 58,6% em 2017 e de 83,4% em 2020.

Os meninos da URS Paulo Freire abriram o desfile das escolas mirins à frente da Ainda Existem Crianças de Vila Kennedy. Eles também percorreram a Sapucaí diante da Aprendizes do Acadêmicos do Salgueiro.

Os adolescentes integram o projeto Inclui Rio, coordenado pelo cineasta Pedro Dannemann, que promove oficinas de carreiras cinematográficas para a realização de curtas-metragens. Cenas desse carnaval estão sendo filmadas para a celebração do 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Os novos curtas-metragens serão lançados nessa data, na plataforma digital do projeto: https://linktr.ee/mostraincluirio.

A secretária municipal de Assistência Social, Maria Pucú, informou que a campanha continuará nas ruas:

– Estivemos todos dias de Carnaval no entorno do Sambódromo e Terreirão do Samba, distribuindo pulserinhas de identificação e material informativo. A campanha continuará nas ruas até 18 de maio.

Participaram do desfile na Sapucaí: Emmanoel Gonçalves 16 anos; Emmanuel Fernandes Rodrigues, 17 anos; João Pedro de Souza Nicácio, 17 anos; Matheus Gabriel Grativol, 16 anos; Vitor Gabriel da Silva de Souza, 15 anos; Adriano Soares, 16 anos; Douglas Miranda, 17 anos; Cauã Mello de Oliveira,15 anos; e Gabriel Peixoto, 13 anos.

– Toda oportunidade que vier eu abraço – contou Douglas Miranda, de 17 anos, exímio dançarino que se destacou pelo samba no pé na abertura do desfile das escolas mirins no Sambódromo. Carioca do Morro da Formiga, na Tijuca, ele está há um mês no abrigo Paulo Freire e ansioso para começar a estudar cinema. – Não quero ser mais um preto qualquer, como todo mundo fala. Sempre lutei contra essa violência.

Também está sendo divulgada a campanha para incentivar doações ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Contadores tentam sensibilizar seus clientes a doarem para projetos de proteção de crianças e adolescentes, com desconto no Imposto de Renda, previsto na legislação.

Trezentos e vinte funcionários da SMAS/CMDCA participaram do trabalho presencial de conscientização das duas campanhas nesses quatro dias de Carnaval, no Sambódromo, no Terreirão e na Intendente Magalhães.

Escolas mirins cruzam o Sambóbromo com muita cor e alegria no encerramento dos desfiles na Avenida