• Campanha do Agasalho 2022 da Assistência Social já arrecadou 1,95 tonelada de peças de frio
Publicado em 06/07/2022 - 18:44  |  Atualizado em 06/07/2022 - 18:47
Com o fenômeno La Niña, frio intenso no Rio deverá continuar até agosto | Fotos: Fábio Costa/Prefeitura do Rio

A Campanha do Agasalho 2022 da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Mobi-Rio (BRT), arrecadou até agora 1,95 tonelada de roupas de frio, cobertores e calçados. Iniciada em 18 de maio com os termômetros rondando os 10 graus, continuará aberta a doações até a primeira quinze de agosto pelo menos, com a previsão de o frio polar de La Niña – a mais intensa nos últimos 23 anos – continuar nesse período no Rio.

Habitualmente, o número médio diário de atendimentos da Assistência Social é de 300 pessoas em situação de rua. Nesses 49 dias, as equipes chegaram a atender quase 600 pessoas por dia. Foi um total de 21.540 atendimentos e 2.781 acolhimentos em abrigos da Prefeitura, em vários pontos da cidade. Além da distribuição de 4.284 refeições.

– Tanto a Campanha do Agasalho, como a operação especial de acolhimento de população em situação de rua por causa do frio intenso, foram antecipadas este ano pela SMAS. E estão contando com a participação da sociedade civil – ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Maria Domingas Pucú.

Começou a funcionar ontem, 05/07, na Casa Social de Cáritas, das 19h às 7h, espaço de acolhimento provisório para pessoas em situação de rua acompanhadas pelo CREAS Janete Clair, no Méier. São 20 vagas para pernoite, com oferta de jantar, itens de higiene, acesso a banho, roupas limpas, e café da manhã. Com possibilidade desses acolhidos entrarem em cursos de qualificação profissional oferecidos pela entidade.

Funcionando 24 horas, o CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) Zilda Arns Neumann, em Campo Grande, e o Centro POP Bárbara Calazans, no Centro, além de peças de combate ao frio, estão disponibilizando também alimentação e água. O CREAS Maria Lina de Castro Lima, no Flamengo, e o Espaço de Acolhimento Provisório (EAP), em Botafogo, funcionam, alternadamente, das 8h às 19h, e das 19h às 8h, oferecendo 12 vagas de acolhimento.

Fotos: Fábio Costa/Prefeitura do Rio

Toda a rede está oferecendo 120 vagas a mais de acolhimento. A SMAS tem hoje um total de 2.600 vagas nas redes pública e conveniada, em 53 unidades de acolhimento. O número de vagas disponíveis varia diariamente, de acordo com a demanda que vem das ruas. Hoje há 2.219 pessoas acolhidas nos abrigos.

A Mobi-Rio entrou logo no início na Campanha do Agasalho, e disponibiliza caixas coletoras de agasalhos nas estações Marechal Fontenelle (Transolímpica), Mato Alto e Taquara.

Outros parceiros da sociedade civil também estão recebendo doações: Rio Scenarium (Rua do Lavradio, 20, Centro), SindRio (Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio – Praça Olavo Bilac, 28, 17. andar), Maguje (Rua Jardim Botânico, 1003, Jockey Club) e Mercado São Sebastião (Rua do Arroz, 90, Penha Circular). Mais informações pelo 1746.

SERVIÇO:
Postos de acolhimento de população de rua e de coleta de doações abertos 24 horas:

CREAS Zilda Arns Neumann
Rua Cândido Magalhães, 88, Campo Grande

Centro POP Bárbara Calazans
Rua República do Líbano, 54, Centro

Horários diferenciados:

Espaço de Acolhimento Provisório (EAP)
Rua Sorocaba, 595, Botafogo
Das 19h às 8h

CREAS Maria Lina de Castro Lima
Rua São Salvador, 56, Flamengo