• Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Especial de Cidadania promovem o Festival Rio de Direitos Humanos
Publicado em 12/12/2023 - 11:14  |  Atualizado

As secretarias Municipal de Assistência Social e Especial de Cidadania vão realizar nesta quarta-feira (13/12) o Festival Rio de Direitos Humanos – Celebração dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O evento será na sede da Prefeitura (Rua Afonso Cavalcanti 455, Cidade Nova), das 9h às 16h, e terá painel de debates com convidados, rodas de conversa, apresentações artísticas, feira cultural de Direitos Humanos com gastronomia local e de vários países, e a participação de diversas secretarias e órgãos municipais para atendimento ao cidadão.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de dezembro de 1948, como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. Redigida por representantes de todas as regiões do mundo, a Declaração é um conjunto de direitos universais, indivisíveis e inalienáveis, que reconhecem o mesmo valor e dignidade para cada pessoa.

Após 75 anos, a Declaração Universal continua a inspirar milhões de pessoas em todos os continentes e a guiar políticas públicas, ações e propostas em direção a um mundo mais livre, igualitário e inclusivo para todas as pessoas.

– A Declaração Universal dos Direitos Humanos é a base fundamental para o exercício da cidadania. Exaltar seus valores é sublinhar que todas as pessoas, em todos os lugares do mundo devem ter seus direitos básicos respeitados. Então vamos celebrar esse documento tão importante e propagar o que diz a Declaração – afirmou o secretário especial de Cidadania, Renato Moura.

Secretário municipal de Assistência Social, Adilson Pires ressalta a necessidade de celebrar os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos:

– Celebrar a data representa ressaltar a importância da temática e das ações dela decorrentes para o desenvolvimento de um país e de uma cidade atenta às necessidades e aos Direitos de todos os seus cidadãos. É com esse entendimento que a Secretaria Municipal de Assistência Social participa ativamente, em parceria com os diversos órgãos municipais da organização do Festival dos Direitos Humanos. Sendo assim, é com grande satisfação que convidamos profissionais e parceiros para a celebração dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos no Festival Rio de Direitos Humanos.

Programação Festival Rio de Direitos Humanos

9h – MESA DE ABERTURA e de BOAS VINDAS
Secretários municipais da SECID, SMAS, SEID, SMAC; Carlos Nicodemos, Conselheiro do Movimento Nacional de Direitos Humanos, e Ítalo Pires, Presidente da comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ

9:30h às 12h -PAINEL “CELEBRANDO 75 ANOS DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS”

Palestrantes:

Carlos Nicodemos, conselheiro do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH)

Sérgio Fernandes, secretário de Inclusão e Diversidade Religiosa

Isabelle Lins, coordenadora de projetos especiais da Secretaria de Política e Promoção da Mulher (SPM)

10h às 15h – FEIRA GASTRONÔMICA E EXPOSIÇÃO DOS SERVIÇOS

10 BARRACAS DE GASTRONOMIA

– Empreendedores Imigrantes e Refugiados: Colômbia, Uruguai, Congo, Venezuela e Argentina

TENDAS DE SERVIÇOS

SECID: Atendimento do Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante (CRAI- RIO) e atendimento da equipe do Procon Carioca ao consumidor, em especial às pessoas superendividadas.

SMAS: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA, Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – COMAD); CPD – Campanha #pega a visao

SMS/SPS: vacinação covid 19 Bivalente e Influenza (gripe), intervenção do RAP da Saúde (Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde), distribuição de preservativos internos e externos e materiais educativos da promoção da saúde.

SPM: massagem relaxante, tranças e design de sobrancelhas;

SMPD: atendimento à pessoa com deficiência e familiares, orientação sobre serviços oferecidos, sobre cursos de capacitação, emprego apoiado, empregabilidade, geração de renda; Silvia Alves, pedagoga, e Claudia Afonso, assistente social

SEID: sensibilização e conscientização sobre o tema da inclusão (atípico) e diversidade religiosa (recursos: vídeo, cartilha e jogos sensoriais).

SMAC: apresentação dos Programas da Secretaria relacionados à temática dos Direitos Humanos.

Explanação sobre os Programas: Alimenta Rio ( Hortas cariocas); Guardiãs das matas: Guardiões dos Rios; Guardiões dos mangues e Refloresta Rio – a educação Ambiental do Município. Com distribuição de mudas.

12h às 14h APRESENTAÇÕES CULTURAIS

12h às 12:30 Banda da GM
12:30 às 13h – Projeto Nenhum a Menos – Redes da Maré
13h às 13:30h Samba Social
13:30 às 14h – Vozes de Rua

14h às 16h – RODAS DE CONVERSA E OFICINAS TEMÁTICAS

SMS/SPS:

“Promoção da Saúde e os Direitos Humanos”
Marcia Soares Vieira
Assessora Técnica em Atenção Primária II da SUBPAV

SMS/SME
“Programa Saúde na Escola (PSE Carioca) – Garantia de Direito à Saúde e à Educação”
Dilma Cupti de Medeiros
Coordenação de Saúde na Escola / Superintendência de Promoção da Saúde
Joana Oscar / Coordenadora de Diversidade, Cultura e Extensão Curricular/Subsecretaria de Ensino

SPM-RIO:
“Como estão as mulheres após 75 anos de direitos humanos”
Flavia Joanna de Almeida – Chefia de Gabinete, SMIT

SEID

“Laicidade e Diversidade Religiosa nos Ambientes Públicos e Privados: Divergências e Convergências”

Andréia Lima. assistente social da Secretaria Especial de Inclusão e Diversidade Religiosa

SMAC

Racismo Ambiental: “Meio Ambiente para quem? Os enfrentamentos contra o racismo ambiental no Rio”.
Mayra Assumpção, Ingrid Amaral, Rute Sales e Fabíola Corrêa

SECID

Migração e Refúgio
Adel Bakour, Coordenador do centro de Referência e Atendimento ao Imigrante (CRAI-RIO)